Trabalhar os trava-línguas
Eis uma ideia para trabalhar os trava-línguas de forma criativa: propor às crianças (ou adultos!) que componham sequências originais, referindo, ou não, os sons que devem ser alternados.
Aqui ficam alguns exemplos:
Alternância s/ch:
Fui à caça ao chafariz e vi chover sem sóis.
Onde estão as chaves, sabes?
Alternância art/tra:
Artimanhas trabalhadas dão trabalho articuladas.
Artistas trapezistas trazem arte e cartas atrás.
Alternância gr/gur:
O grilo mirtilo pensou em ir guardar o seu jantar.
Aqui ficam alguns exemplos:
Alternância s/ch:
Fui à caça ao chafariz e vi chover sem sóis.
Onde estão as chaves, sabes?
Alternância art/tra:
Artimanhas trabalhadas dão trabalho articuladas.
Artistas trapezistas trazem arte e cartas atrás.
Alternância gr/gur:
O grilo mirtilo pensou em ir guardar o seu jantar.
Por o grilo ir guardar a grinalda na gruta grita o grilo grandes agruras agora.
O grilo gritou a guardar o grito que gritou o grilo.
E, por último, um devaneio espontâneo:
Vi o Vygotky a Vigoskiar na Vygotskya.
Comentários
Enviar um comentário